Estante de livros dos Formagios

Dicas de 26 livros que vão te ajudar a melhorar sua comunicação e mentalidade!

Os Formagios
9 min readNov 26, 2020

Nem só de vinhos, queijos, japa e cucas nós vivemos — têm muitos livros também!

Parte do nosso estilo de vida, do nosso jeito de pensar sobre comunicação, das estratégias, conteúdos, aulas e cursos que pensamos por aqui surgiram de aprendizados desses livros que separamos aqui pra você.

Tem muita coisa aqui que com certeza vai te ajudar a entender um pouco mais sobre comportamento humano, mentalidade e comunicação! Bora?

Para blindar sua mentalidade:

Essencialismo por Greg McKeown

[Formagio] Talvez o livro mais simples e importante que já lemos. Praticamente obrigatório para nossa geração que quer abraçar tudo que aparece na frente. O essencialismo é mais do que uma metodologia ou ideia: é um estilo de vida.

Isso mudou a nossa vida e tenho certeza que irá mudar a sua também!

A única coisa por Gary Keller

[Formagio] O título do livro é quase autoexplicativo, de qualquer forma, é um livro de rápida leitura que te mostra como focar em poucas coisas te faz crescer mais rápido e ter uma vida mais leve. Um livro essencial para todos que juram que amam fazer um monte de coisa ao mesmo tempo, e depois reclamam que não saem do lugar. Se identifica?

Trabalhe 4h por semana

[Karen] O título pode ser um pouco utópico, mas seus aprendizados são super aplicáveis. Esse livro te ajuda a enxergar possibilidades que vão além de apenas delegar tarefas. A virada de chave está em perceber como é possível usar o seu tempo de uma maneira muito mais inteligente e criativa, uma mentalidade para aprender a valorizar sua própria hora e entender como você pode ser remunerado por seu desempenho e não por sua presença ou quantidade de entregas feitas. Qualquer semelhança com o que fazemos por aqui (não) é mera coincidência :)

Mais esperto que o Diabo: O mistério revelado da liberdade e do sucesso por Napoleon Hill

[Karen] Ao contrário do que parece, o livro não é sobre religião. E sim uma conversa franca com nossa própria mente. Uma leitura que revela como somos alienados e, pior ainda: como nós mesmos criamos armadilhas mentais que nos mantém presos num looping hipnótico de pensamentos negativos, maus hábitos e todas as possíveis barreiras que nos impedem de ter a vida que desejamos. Foi escrito em 1938, mas vai por mim: cabe direitinho para os dias atuais!

Os quatro compromissos por Don Miguel Ruiz

[Karen] Indispensável. Não tenho outra palavra pra botar aqui. É um livro que vai te ajudar a se libertar de preocupações desnecessárias e crenças limitantes que foram "instaladas" na sua cabeça durante toda a sua vida. Essa leitura tem via dupla: ao entender o impacto que as palavras dos outros tiveram em você, você vai se tornar também mais respeitoso com o outro.

As sete leis espirituais do sucesso por Deepak Chopra

[Karen] Nunca vi um livro com apenas 100 páginas ser tão transformador como esse (e tão abraça-árvore também!). Praticamente meu livro de cabeceira, daqueles pra repetir a leitura várias vezes, até cair a ficha e internalizar tudo o que ele diz ali. Foi uma das leituras mais importantes para o meu processo de crescimento, principalmente pra entender, sentir e praticar a mentalidade de abundância que tanto falamos por aqui.

Marketing e Estratégias de Negócios

Satisfação Garantida por Tony Hsieh

[Karen] Sabe como a Zappos (atualmente parte da Amazon) construiu um império? Como uma empresa ganhou TANTO a confiança dos seus clientes a ponto deles permitirem que seus entregadores entrem na sua própria casa pra entregar as encomendas? Sendo obcecada pela satisfação do seu público. Esse livro mostra como uma estratégia baseada em ouvir e entender a fundo seu consumidor leva seu negócio pra outro patamar. As coisas são mais simples do que parecem e muitas vezes a resposta pode estar debaixo do nosso nariz (ou no nosso próprio perfil!)

O jeito Disney de encantar os clientes por Disney Institute e Cristina Yamagami

[Karen] Um reforço à mensagem do livro sobre a Amazon. Como a Disney consegue ter clientes de várias gerações? Como ela cria esse encanto que faz você querer voltar para os parques mais vezes mesmo o ticket custando um rim? Isso vai muito além das histórias de infância. Uma lição sobre o olhar 360º de um negócio, sobre o cuidado com cada mínimo detalhe que faz total diferença na experiência dos clientes, que levam pra casa memórias afetivas pra vida toda. Quer entender como tocar o coração do seu cliente? Aprenda com quem encanta a família toda.

A Startup Enxuta por Eric Ries

[Karen] Se todas as pessoas que estivessem entrando de cabeça no marketing digital lessem esse livro com atenção, meus amigos… o mercado seria outro! Entenda a mentalidade das empresas que nasceram num mundo rápido, que não tem tempo para gastar anos e rios de investimentos testando produtos que não sabem se irão dar certo. Sabe quando falamos sobre testar rápido pra melhorar rápido? Leia esse livro pra entender melhor sobre essa metodologia.

Jony Ive — O gênio por trás dos produtos da Apple por Leander Kahney

[Karen] Isso aqui é praticamente um MBA de construção de marca e como desenvolver produtos que tenham como foco a melhor experiência do cliente, em todos os sentidos: da estrutura do sistema operacional pra que seja intuitivo, até o formato da caixa que o cliente recebe em casa. Leia com atenção e entenda como a Apple se destacou do meio de tantos outros smartphones e se tornou a marca mais desejada da categoria. Tudo pela visão do principal designer da Apple.

Marketing 4.0 por Philip Kotler

[Karen] Não tem nem o que discutir. Esse livro é lição de casa, a tarefa básica pra quem tá começando nesse mundo e quer vender qualquer coisa no marketing digital. Kotler é conhecido simplesmente como o pai do marketing e nesse livro ele mostra como o digital revolucionou o marketing e as empresas e mudou totalmente a maneira como nos relacionamos com as marcas, exigindo novas estratégias para se manter relevante nesse mundo conectado.

Para melhorar sua comunicação:

Ideias que colam por Chip Heath e Dan Heath

[Formagio] Sabe quando você entra num site e vê uma frase de impacto que te faz querer comprar o produto logo de cara? Aquela mensagem tão simples, clara e ao mesmo tempo impactante demorou horas, dias ou talvez até meses para ser escrita. Este livro ensina através de seis passos os princípios para você criar mensagens e ideias que ficarão na cabeça dos seus seguidores e clientes e que fará eles entenderem sua mensagem rapidamente.

Acredite, estou mentindo por Ryan Holiday

[Formagio] Livro essencial para você entender como a mídia te manipula todos os dias. Mas não só a mídia, como influenciadores e qualquer pessoa que tenha uma câmera ou um teclado em mãos te manipulam a todo momento. Um livro que te ensina sobre como o ser humano é manipulado facilmente, inclusive você!

Não se deixe manipular pelos outros: técnicas para evitar a dominação por Wayne W. Dyer

[Formagio] Quantas vezes por semana você jura que não fará algo e algumas horas depois quebrou a promessa por que o outro pediu com tanto carinho para você fazer algo? Pois é, essa é a realidade de todos nós. É possível evitar a manipulação? Não totalmente, mas você pode aprender a controlar muito mais seus impulsos e dizer mais "não" para os outros, inclusive para a sua própria mente. E este livro vai te ajudar nessa tarefa.

As 48 leis do poder por Robert Greene

[Karen] Alguém aí assistiu House of Cards ou Peaky Blinders? Esse livro é praticamente o estudo de caso que vai te ajudar a entender todas as táticas por trás de cada conversa, de cada jogada dos personagens. E o que isso tem a ver com a sua comunicação? Tudo! Entender como realmente chamar atenção das pessoas, qual o momento certo de surpreender, de aparecer ou tomar determinadas atitudes é essencial pra manter as pessoas interessadas por você e, consequentemente, mais abertas para comprarem seu produto ou serviço.

Capital Erótico por Catherine Hakin

[Formagio] Você provavelmente já ouviu a famosa frase "a primeira impressão é que a fica", certo? Então, este livro prova que isso é verdade e que a beleza e autocuidado importam muito mais do que imaginamos na hora de nos conectarmos e vendermos para os outros. É um livro que mostra como nosso cérebro reage a beleza, a pessoas bem vestidas, bem humoradas, etc. Essencial para entender qual a mensagem que você passa para os outros.

O Herói e o Fora da Lei por Margaret Mark e Carol S. Pearson

[Formagio] Todos nós temos personagens dentro de nós. Segundo alguns estudos temos 12 personagens diferentes. São estes personagens que controlam nossa comunicação. Como explorar cada um deles e trazê-los a tona na hora de escrever, gravar algo ou mesmo conversar com os outros?

A propósito, os meus personagens predominantes são: o bobo da corte e o inocente. Depois me conta quais são os seus! :)

Story Brand por Donald Miller

[Formagio] Um livro que vai te ensinar a enxergar o seu cliente/leitor/seguidor como herói e entender como ele pensa, quais desafios ele tem e como falar com ele de forma clara. Um dos livros mais importantes para quem quer descomplicar a comunicação e se conectar com seu futuro cliente falando a língua dele.

A Jornada do Escritor: Estrutura mítica para escritores por Christopher Vogler

[Formagio] Como criar textos que façam os leitores se sentirem numa jornada com você? Vogler escreveu um livro que ensina como as grandes histórias são criadas e como você pode beber desta fonte para também escrever de forma memorável e deixar uma boa lembrança na cabeça dos outros utilizando elementos que já fazem parte da nossa vida. Livro de fácil leitura e que te dará uma nova visão sobre histórias. Você vai se tornar um roteirista de Hollywood. Tá, nem tanto assim. Mas vai escrever muito melhor haha :)

Como se encontrar na escrita: O caminho para despertar a escrita afetuosa em você por Ana Holanda

[Formagio] Um livro que vai te ensinar a escrever com prazer, alma e verdade. Se você não se conecta com escrita agressiva ou persuasiva, este livro vai te ajudar a humanizar sua escrita e trazer a sua verdade para fora.

Pra construir sua comunidade:

Tribos por Seth Godin

[Formagio] Por que pessoas como Carol Cantelli, Adriana Sant'anna, Ícaro de Carvalho e Thiago Nigro crescem tanto? Não é apenas talento ou conteúdo: é pelo fato de terem criado uma TRIBO em volta deles. Todos querem pertencer a grupos, pois isso nos dá um senso de pertencimento, e estas pessoas entenderam isso e criaram uma mensagem tão forte que as pessoas querem estar ao lado delas. É isso que faz você parar de vender um produto e vender algo maior: é ter uma comunidade que acredita na sua visão. Livro essencial para quem busca ter um negócio sustentável com causa e pessoas em volta dela.

Bem-vindo ao clube por Tina Rosenberg

[Karen] O melhor livro sobre construção de comunidade baseado em verdadeiro impacto e transformação social que já li. Essencial para entender quais são os pilares para que sua mensagem não apenas atraia as pessoas mas principalmente, faça com que elas se tornem defensoras da sua marca.

Comportamento humano

Em Busca De Sentido: Um psicólogo no campo de concentração por Viktor Frankl

[Karen] O que faz uma pessoa sobreviver a uma experiência tão humilhante como um campo de concentração? Um motivo, uma esperança, algo que dê sentido a sua existência na terra. Quando falamos que o que fazemos por aqui vai muito além de maketing digital, é por causa de um princípio básico do ser humano: tudo o que queremos é nos sentirmos úteis de alguma maneira. Esse é um dos motivos pelos quais o mercado (principalmente o de transformação) é tão sexy: vai além da grana que você pode ganhar porque ele praticamente dá um sentido maior pra sua vida. É uma leitura densa, porém necessária e transformadora.

A Lógica do consumo por Martin Lindstrom

[Karen] O livro que me fez me apaixonar por neuromarketing. Cuidado, ele é a porta de entrada pra leituras mais pesadas! Aqui você vai ver como a maioria das decisões são feitas inconscientemente, e como o cheiro, som e imagem são de extrema importância não apenas para persuadir, mas para fazer lembrar da sua marca. Um presentinho pra você entender a importância de gerar sentimentos e conexão emocional com seu público.

Por dentro da mente do consumidor

[Karen] Livro essencial pra você entender que o que as pessoas falam é diferente do que elas pensam ou de como elas agem, principalmente na internet. E o que isso tem a ver com seu negócio? Tudo! Não adianta fazer pesquisas para que as pessoas respondam ativamente na hora de montar a tal da sua persona. Esse livro te mostra que a melhor maneira de conhecer o seu público é se misturando no habitat natural dele, onde ele se sente a vontade pra ser quem ele realmente é e perguntar o que realmente precisa, mesmo que sinta vergonha.

Podres de Mimados — as consequências do sentimentalismo tóxico por Theodore Dalrymple

[Karen] Um livro que vai te ajudar a compreender porque o sentimento importa muito mais que a informação. Leia com a mente aberta pra captar os detalhes que vão fazer toda a diferença na sua estratégia e entenda o porque uma frase aqui quase já virou mantra pra você: primeiro se conecte, depois ensine.

Gostou das indicações? Quais destes você já leu? :)

Um beijo

Alê & Ka Formagio

--

--

Os Formagios

Nós tornamos a sua comunicação sexy e irresistível. Uma comunicação de impacto que atrai, retêm a atenção e converte. Seja impossível de ser ignorado! 🤘